Você já parou pra pensar o quão curioso é quando duas pessoas diferentes, com problemas de saúde quase idênticos, mesmo recebendo o mesmo tratamento, têm resultados diferentes? Às vezes, um deles tem resultados muito melhores do que o outro.
Entenda melhor:
Vamos pegar como exemplo o câncer: muitas vezes, dois pacientes são diagnosticados com um tipo específico de câncer, exatamente no mesmo estágio de evolução. Mas mesmo com esses fatores iguais, um deles definha rapidamente enquanto o outro vive por anos, parecendo nem ter passado por essa doença.
Por que isso acontece?
Ao longo dos anos, a Medicina encontrou diversos fatores que influenciam e muito na capacidade do nosso corpo de se regenerar. Muitos deles não conseguimos mudar, como a idade e a genética. Mas, por outro lado, outros são totalmente modificáveis, como a alimentação, a suplementação e a qualidade de sono.
Para simplificar mais ainda sua compreensão, pense em uma semente: se você a plantar em um solo arenoso e seco, sem nutrientes e temperatura adequados, certamente ela não irá germinar. Agora, se você a plantar em um solo cheio de nutrientes, com umidade e temperatura adequada, essa semente germinará e se transformará em uma planta saudável.
Seu terreno é o seu corpo:
Na Medicina Regenerativa, devemos pensar no seu corpo como um terreno no qual você vai plantar uma semente. Para que suas células realmente possam se multiplicar, se desintoxicar e se regenerar, você precisa oferecer a elas bastante água e todos os nutrientes necessários para uma boa recuperação. Por exemplo: se você não tiver quantidades suficientes de vitaminas, como a vitamina D, K2, E, e o complexo B, dificilmente você irá se recuperar de doenças ou lesões nas suas articulações.
E o mesmo vale para minerais, viu? Se você não possuir em seu organismo quantidades suficientes de minerais como Magnésio, Cálcio, Zinco, Selênio e outros, a sua resposta celular será fraca e incompleta. E assim, será muito difícil para seu corpo lidar com invasões de bactérias e vírus ou recuperar tendões, ligamentos e cartilagens danificadas.
Os passos para um bom preparo:
O preparo do solo são as medidas que tomamos para garantir que nosso corpo tenha reais condições de se recuperar, prevenindo e tratando doenças. E acredite, tudo começa com uma boa alimentação que exclua alimentos comprovadamente inflamatórios, como os açúcares, os carboidratos refinados e as gorduras hidrogenadas (gorduras trans).
Além da alimentação, outro ponto que devemos prestar atenção é a qualidade do sono, já que é durante a noite que nossas células trabalham duro para recuperar quaisquer lesões ocorridas durante o dia e excretar toxinas consumidas através de alimentos contaminados com metais pesados ou agrotóxicos.
E por último, mas não menos importante, devemos nos atentar à reposição de nutrientes que não estão sendo adquiridos em quantidade suficiente por meio da alimentação. E é aqui que entram os diferentes tipos de suplementos alimentares.
Com todas essas medidas, podemos garantir que nossos corpos estejam preparados para responder adequadamente ao tratamento empregado, alcançando o melhor resultado possível.