Antes de falarmos sobre a combinação, vamos esclarecer: o que são produtos ortobiológicos?
Produtos ortobiológicos são aqueles que contém um componente biológico ou bioquímico e são empregados em uma ampla variedade de tecnologias e tratamentos.
Alguns deles, como o concentrado de medula óssea (BMAC), o plasma rico em plaquetas (PRP), ácido hialurônico e enxerto de gordura (BioFat) têm sido usados nos últimos anos como um novo aliado no tratamento de lesões osteocondrais – aquelas nas quais há um defeito na cartilagem de uma articulação e em um osso – e também nos tendões, em diferentes partes do corpo.
A ação combinada dos ortobiológicos
Os estudos da área mostram que, embora esses produtos sejam individualmente efetivos, se combinados seus efeitos podem ser potencializados.
Um desses estudos, lançado em 2018, contava com 24 pacientes que apresentavam lesões no tendão do ombro. Todos eles receberam aplicação de BMAC aliado ao PRP. Após 3 meses, todos tiveram uma considerável melhora da dor.
E mais: além dessa melhora, alguns testes que consistem em levantar e girar o braço foram feitos e uma melhora da função da articulação foi observada: os pacientes puderam realizar esses movimentos sem problema algum, facilitando o retorno às atividades diárias.
Osteoartrite de joelho: uma combinação efetiva
Quanto à osteoartrite de joelho, uma doença degenerativa que acomete a região, o fundador do Instituto do Osso e da Cartilagem, doutor José Fábio Lana, publicou um artigo usando a combinação do PRP com ácido hialurônico em 105 pacientes. O resultado desse estudo foi bem satisfatório: a melhora na dor foi mantida por até 1 ano após as aplicações.
Outros estudos mostraram que a injeção intra-articular – aplicada diretamente na articulação – da combinação de BMAC com BioFat também tem muito potencial na redução da dor e na melhora da função da articulação em pacientes que sofrem dessa doença.
A técnica além da área ortopédica:
A combinação dos ortobiológicos também é indicada para condições que vão além do campo ortopédico.
Recentemente, um estudo mostrou que a combinação de Nanofat (uma das abordagens de uso do tecido adiposo) com PRP foi eficaz na cicatrização completa de feridas crônicas em 53,8% dos pacientes. Nos outros 30% de pacientes, houve uma cicatrização acima de 50%.
Todos eles tiveram uma melhora na qualidade tanto da pele lesionada quanto da pele ao redor da lesão, e também houve uma diminuição significativa de dor.
Concluindo:
Diversos estudos comprovam a eficácia dos produtos ortobiológicos em diversas condições.
Os resultados desses mesmos estudos confirmam que, quando combinados, tais produtos têm um efeito ainda mais potencializado e sem nenhum efeito colateral relatado. Por isso, podemos concluir certamente que o uso combinado com produtos ortobiológicos é seguro e eficaz.